• Análises Clínicas
  • Anatomia Patológica
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Maxilo-Facial
  • Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
  • Curso de Preparação para o Nascimento
  • Depilação a Laser
  • Dermatologia
  • Enfermagem
  • Fisioterapia (Domicílio)
  • Ginecologia/Obstetrícia
  • Imunoalergologia
  • Medicina Geral e Familiar (Clínica e Domicílio)
  • Medicina Tradicional Chinesa
  • Nefrologia
  • Nutrição
  • Osteopatia
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria
  • Psicologia
  • Psiquiatria
  • Reabilitação Desportiva
  • Terapia da Fala (Clínica e domicílio)
  • Urologia

Mais e melhor, por si!

Análises Clínicas


Dr. Joaquim Chaves



Horário das colheitas:
Segunda a Sexta: 8h00 às 11h00
Sábado: 8h00 às 11h00


Acordo/Convenção com várias entidades:

- SNS/ADSE/ADM/ADMG/PSP

- Instituto Português de Reumatologia

- Seguradoras de Saúde

Cirurgia Geral


Dr. Manuel Morales



A Cirurgia Geral é a especialidades que trata das patologias cujo tratamento ou prevenção podem ou devem necessitar de cirurgia.

Nas áreas de intervenção desta especialidade, pode incluir-se:
- Cirurgia digestiva;
- Cirurgia da parede abdominal;
- Cirurgia endócrina;
- Cirurgia da mama;
- Cirurgia do fígado;
- Cirurgia das vias biliares;
- Cirurgia do pâncreas;
- Cirurgia das partes moles;
- Cirurgia da cabeça e pescoço;
- Cirurgia da pele.

Cirurgia Maxilo-Facial


Dr. Rabaçal



A Cirurgia Maxilo-Facial intervém no tratamento de várias alterações morfológicas que ocorrem nas estruturas da face, da cavidade oral e da região cervical.

Para tal, são recorrentes os tratamentos cirúrgicos, de forma a reabilitar a funcionalidade da área afectada e a preservação da harmonia estética.

A Especialidade tem como áreas de actuação, o tratamento de:
- Alterações da cavidade oral (quistos, dentes inclusos, atrofia óssea dos maxilares);
- Tumores benignos e malignos dos maxilares, da cavidade oral e das estruturas moles da face;
- Alterações do crescimento ou posição do maxilar superior e da mandíbula ( prognatismo, retrognatismo, assimetria facial);
- Doenças das Glândulas Salivares (origem tumoral, compromisso da sua função, inflamação, cálculos);
- Patologia cirúrgica das Articulações têmporo-mandibulares (disfunção dolorosa, luxação ou anquilose);
- Alterações congénitas da face e pescoço;
- A Traumatologia: tratamento de fracturas e feridas faciais.

Cirurgia Plástica e Reconstrutiva


Dr. Rabaçal



A Cirurgia Plástica e Reconstrutiva é a especialidade que trata as malformações congénitas, as anomalias do desenvolvimento, as patologias traumáticas e pós traumáticas (incluindo queimados e suas sequelas) e as patologias tumorais. Pode ainda intervir na reconstrução das regiões danificadas pelo tumor ou pelo seu tratamento (excisão, radioterapia…).

Esta especialidade inclui também a cirurgia estética que trata da correcção das alterações morfológicas anatómicas e dos traços típicos do envelhecimento.

Medicina Geral e Familiar (Clínica e Domicílio)


Dra. Andreia Rolão



A Especialidade de Medicina Geral e Familiar (EMGF) tem como principais características:
- Ser, geralmente, o primeiro contacto médico dentro do sistema de saúde;
- Utilizar eficientemente os recursos de saúde existentes, colaborando com outros profissionais de saúde;
- Centrar-se na pessoa, orientando os cuidados para o indivíduo, a sua família e a comunidade em que se inserem;
- Estabelecer uma relação efectiva com o utente, tendo apenas um processo clínico onde está presente toda a informação do utente;
- Ser responsável pela prestação de cuidados continuados longitudinalmente;
- Gerir doenças agudas e crónicas dos utentes;
- Promover a saúde e o bem-estar através de intervenções apropriadas e efectivas;
- Lidar com problemas de saúde nas suas dimensões física, psicológica, social, cultural e existencial.

A European Academy of Teachers in General Practice define que “Os Especialistas de Medicina Geral e Familiar são (…)médicos pessoais, responsáveis em primeiro lugar pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos que procuram cuidados médicos, independentemente da sua idade, sexo ou afecção. Prestam cuidados a indivíduos no contexto das respectivas famílias, comunidades e culturas, respeitando sempre a autonomia dos seus pacientes (…) negoceiam os planos de acção com os seus pacientes, integram factores físicos, psicológicos, sociais, culturais e existenciais, utilizando os conhecimentos e a confiança gerados pelos contactos médico-paciente repetidos. Os EMGF desempenham o seu papel profissional promovendo a saúde, prevenindo a doença e providenciando cura, cuidados ou paliação. Fazem-no quer directamente, quer através dos serviços de outros, consoante as necessidades de saúde e os recursos disponíveis na comunidade que servem, auxiliando os pacientes, sempre que necessário, a acederem àqueles serviços(…)”

Curso de Preparação para o Nascimento


Enf. Susana Xufre

Enf. Isabel Cachão



O Curso de Preparação para o Nascimento da NADIMED – Clínica Médica e de Enfermagem distingue-se pelos seus principais objectivos se centrarem na humanização do parto, sendo o principal foco a mulher, o Recém-Nascido, e o pai ou pessoa significativa.

Ao longo do curso são abordados vários temas, tais como, a gravidez, o trabalho de parto, o puerpério e os cuidados ao Recém-Nascido. Privilegiamos a integração do pai em todas estas fases, de modo a capacitar a família a vivenciar esta experiência com o mínimo de receios e com o máximo de confiança e felicidade que toda esta ocasião merece.

Dermatologia



A Dermatologia é a especialidade médico-cirúrgica que estuda as alterações da pele, cabelo e unhas, sendo responsável pelo diagnóstico, aconselhamento e tratamento dermatológico.

Esta especialidade intervém também na área da Venereologia, sendo habilitada para estabelecer diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A procura atempada de um Dermatologista pode significar um diagnóstico mais preciso e correcto dos problemas de pele, impedindo o desperdício de recursos e o agravamento de situações facilmente resolvíveis.

Enfermagem


Enf. Nádia Pégo Marques

Enf. Cátia Silva

Enf. Catarina Soares



Na consulta de Enfermagem são prestados cuidados baseados na qualidade, tendo em consideração as necessidades humanas básicas.

Além dos diversos tipos de tratamentos que executamos, apostamos diariamente na prevenção primária, transmitindo conhecimentos essenciais para o bem-estar.


Horário:
Segunda a Sábado: 8h00 às 11h00

Fisioterapia (Domicílio)


Fisioterapeuta Marco Kroll



A Fisioterapia ao domicílio é um serviço que possibilita o acompanhamento profissional a todos aqueles que não reúnem condições, seja por motivos de transporte, tempo, distância ou condição física, para se deslocarem a uma unidade de saúde onde possam usufruir de tratamentos de Fisioterapia.

Este serviço oferece diversas vantagens, tanto para o paciente como para a família:
- Maior conforto para o paciente que efetua a recuperação no seu lar;
- Evita deslocações constantes a instituições de saúde;
- Reabilitação efetuada no contexto real em que o paciente desenvolve as suas atividades do dia-a-dia;
- Possibilidade de acompanhamento por parte de familiares que aprendem a melhor forma de lidar com o problema do paciente;
- Tratamentos com início à hora marcada, evitando períodos de espera.

Áreas de Intervenção

Problemas nos idosos (sequelas de imobilidade/acamados, alterações na marcha, equilíbrio e postura, prevenção de quedas).

Problemas neurológicos (Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer, Doença de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Lesões Vertebro-Medulares, entre outras).

Problemas músculo-esqueléticos (Recuperação pós-operatória – colocação de próteses da anca e joelho, lesões traumáticas, artrose, entorse, fratura).

Problemas respiratórios (DPOC, infeção respiratória, entre outras).

Ginecologia/Obstetrícia


Dra. Daniela Pereira



A área da saúde da mulher abrange duas vertentes fundamentais, nomeadamente a Ginecologia (saúde da adolescente e da mulher não grávida em qualquer faixa etária) e a Obstetrícia (saúde materno fetal).

A Ginecologia promove a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino.

A Obstetrícia tem como foco a saúde materno fetal, desde a concepção até ao parto, promovendo o bem-estar da mãe e do feto com todos os meios actualmente disponíveis.

Imunoalergologia


Dra. Cintia Cruz



A Imunoalergologia é a especialidade médica que diagnostica e trata problemas relacionados com alergias e com o sistema imunitário.

Medicina Tradicional Chinesa


Dr. Rogério Figueira



A Medicina Tradicional Chinesa é uma ciência milenar que provém do conhecimento dos sábios chineses da Antiguidade.

Toma como base a existência de uma estrutura energética organizada por uma rede de canais (meridianos) por onde circula a Energia (Qi), e que têm pontos específicos (pontos de acupunctura), que ao serem puncturados com agulhas activam e equilibram a circulação da energia de todo o corpo. O estado de doença é um resultado do desequilíbrio da circulação da energia que controla e dinamiza os órgãos.

A Medicina Chinesa utiliza várias técnicas, todas elas importantes:
- Acupunctura
- Fitoterapia Chinesa
- Ventosaterapia
- Moxibustão
- Massagem Tuiná

Numa consulta de Medicina Chinesa é feito o diagnóstico energético completo que inclui o exame dos pulsos, o exame da língua e a anamnese, ou seja, um diálogo/questionário que ajuda a recolher todos os dados e sintomas do paciente, bem como a clarificar os factores importantes que possam estar na origem da sua condição clínica.

Quando completo o diagnóstico, o Especialista prescreve os tratamentos mais adequados, numa perspectiva de integração das várias técnicas da Medicina Chinesa, podendo ainda serem dadas algumas recomendações de Dietética, bem como de alterações de comportamentos e estilo de vida.


Acupunctura

A acupunctura consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objectivo de restabelecer o equilíbrio energético e, consequentemente, a saúde.



Fitoterapia Chinesa

É uma das terapias constituintes da Medicina Chinesa, na qual são usadas plantas para tratar as manifestações e as causas das patologias.

Recorre a fórmulas constituídas por um número variável de plantas, associadas de acordo com as suas características energéticas e cujo conjunto vai servir para atingir o efeito terapêutico desejado.


Ventosaterapia

É uma técnica antiga que se encontra em muitas culturas, consistindo na utilização de copos de vidro em determinadas zonas do corpo, que se pretende tratar. Através da sucção feita pelas ventosas é possível dispersar estagnações de Energia e de Sangue (activando assim a circulação sanguínea e linfática) e expulsar factores patogénicos que provocam a doença.


Moxabustão

É uma técnica que utiliza a erva Artemísia Vulgaris (também chamada de moxa), que, através da sua combustão usada directa ou indirectamente sobre a pele, produz efeitos terapêuticos nos pontos de acupunctura ou numa área do corpo, com o objectivo de fortalecer a circulação de Energia e do Sangue.

O calor da moxabustão é extremamente penetrante, tornando-se eficaz nas patologias do tipo frio, vazio, nas dores e como reforço do sistema imunitário.


Massagem Tui na

Tui Na é uma massagem manual com estimulação de pontos de acupunctura e dos meridianos. É composta por várias técnicas, cada uma com a sua aplicação e resultados específicos, pelo que cada técnica é usada de acordo com a patologia diagnosticada, tendo em conta a constituição geral do paciente e a parte do corpo a massajar.

Utiliza-se no tratamento de diversas patologias bem como no relaxamento.



Nefrologia


Dra. Lúcia Parreira



A Nefrologia é uma especialidade médica que estuda o tratamento das doenças que afectam o funcionamento dos rins. Estas doenças podem ser só dos rins, mas também podem ser sequelas de outras patologias que afectam secundariamente este órgãos, como por exemplo a diabetes mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos.

Os rins poderão ser ainda afectados pela utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios.

Se as doenças renais não forem diagnosticadas e tratadas precoce e correctamente podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crónica.

Na maioria dessas situações, a perda de função renal pode ser evitada se os doentes forem observados precocemente e seguidos numa consulta de nefrologia.

Nas situações em que já se verifica insuficiência renal moderada a grave, a insuficiência renal é irreversível, e o papel do nefrologista é impedir ou retardar o agravamento da doença renal.

Nutrição


Dra. Eva Pereira



Sendo um dos principais temas do quotidiano, a alimentação é uma das grandes preocupações da população. A necessidade de alcançar e manter um peso corporal saudável, escolher uma dieta adequada e equilibrada e evitar influências prejudiciais, é importante para assegurar um bom estado nutricional, surgindo desde a fase anterior à gestação até ao envelhecimento.

Os nossos hábitos alimentares influenciam a nossa saúde, assim como a resposta a certas patologias (distúrbios alimentares, diabetes, doenças gastrointestinais, renais, oncológicas, osteoporose, entre outras).

São exemplos de tipos de intervenção na consulta de nutrição:
- Reeducação alimentar;
- Plano alimentar personalizado e adequado às necessidades nutricionais individuais, associado, ou não, à patologia;
- Informação sobre rotulagem;
- Aumento e perda de peso;
- Alimentação ao longo do ciclo de vida (durante a gestação, infantil, adolescente, fase adulta e sénior);
- Alimentação e desporto;
- Alimentação adequada a alergias/intolerâncias alimentares;
- Diabetes;
- Dislipidémias (Colesterol ou Triglicéridos elevados).

Osteopatia


Dra. Marta Correia



A osteopatia é um método terapêutico que actua através do sistema neuro-músculo-esquelético com a finalidade de normalizar a função de todo o corpo humano. Esta medicina tem o seu sistema de avaliação próprio e actua através do tratamento manual.

A Osteopatia é benéfica para as pessoas de todas as idades, sendo recomendada para os seguintes casos:
- Dores na coluna (torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias);
- Dores no membro superior (nevralgias, periartrites escapuloumerais, parestesias);
- Dores no membro inferior (ciáticas, cruralgias, entorses);
- Lesões desportivas;
- Cefaleias e enxaquecas;
- Problemas respiratórios (asma, bronquite, sinusite, rinite);
- Problemas digestivos (gastrites, hérnia de hiato, colites, flatulência, obstipação);
- Transtornos menstruais;
- Stress, irritabilidade, ansiedade.


Osteopatia Crânio-Sacral

A Terapia Sacro Craniana é uma terapia manual, muito suave, que tem como objectivo avaliar e melhorar a função fisiológica do sistema sacro craniano, um sistema fisiológico do qual fazem parte as membranas cranianas e o líquido cefalo-raquidiano que envolve e protege o cérebro e a espinal medula. Este sistema mantém uma relação entre o sacro e o crânio através do tubo dural e está exposto a tensões anormais que podem causar alterações em várias partes do corpo.

Devido à suavidade das suas manipulações e às suas características de estimulação dos recursos de saúde próprios do organismo, é uma técnica muito adequada para o tratamento de bebés, crianças e grávidas.

A Osteopatia Crânio-Sacral é opção de tratamento, nos seguintes sinais/sintomas:
- Cefaleias;
- Cansaço Crónico;
- Problemas oculares;
- Tonturas;
- Zumbidos;
- Rinites;
- Problemas de concentração;
- Dislexia;
- Hiperactividade;
- Depressão;
- Fibromialgia;
- Problemas da articulação temporo-mandibular (ATM);
- Disfunções do sistema nervoso.



Otorrinolaringologia


Dra. Mª do Carmo Grifo



A Otorrinolaringologia é a especialidade médico-cirúrgica que intervém no diagnóstico e tratamento de doenças, traumas, malformações e outras alterações do ouvido, osso temporal, nariz, seios perinasais, base anterior e lateral do crânio, cavidade oral, faringe, laringe, traqueia, esófago, cabeça, pescoço, tiróide, glândulas salivares, vias lacrimais e estruturas adjacentes.

Esta especialidade é também responsável pela investigação e tratamento das alterações da fala, linguagem, voz e ainda das alterações de alguns sentidos (olfacto, audição, paladar).

Pediatria


Dra. Ana Mafalda Matias



A Pediatria é a especialidade médica que assegura a prestação de cuidados à criança e ao adolescente, na saúde e na doença (aguda ou crónica), promovendo um adequado crescimento e desenvolvimento psicomotor.

O acompanhamento regular das crianças e adolescentes é fundamental para o seu bem-estar e das suas famílias e deve ser feito em determinadas fases de desenvolvimento psicomotor da criança, tendo em consideração:
  - Peso e Altura;
- Amamentação;
- Alimentação e introdução dos novos alimentos;
- Marcos de desenvolvimento psicomotores, psicoafectivos e cognitivos;
- Competências Sensoriais (visão; audição);
- Detecção atempada de patologia cardíaca, ortopédica, urológica, hipertensão arterial (HTA), obesidade, entre outras;
- Avaliação do estado vacinal da criança e Plano Nacional de Vacinação;
- Avaliação sumária do Desenvolvimento Psicomotor da criança, em idades chave.

Quando necessário, o Pediatria encaminhará a criança ou adolescente para outras especialidades, adequando assim a prestação de cuidados às necessidades das crianças e adolescentes.

Psicologia


Dra. Filipa Carolino



A Psicologia Clínica visa promover a robustez psíquica do indivíduo. Ela centra-se no seu funcionamento psicológico e intervém no sentido de lhe proporcionar bem-estar e equilíbrio, necessários para uma vivência adaptativa.

Nas diferentes etapas da vida, as pessoas são confrontadas com problemas, dificuldades ou acontecimentos particularmente stressantes, que necessitam de uma intervenção especializada.

O psicólogo clínico é um profissional com quem se estabelece uma relação de ajuda e que pode prestar apoio psicológico a crianças, adolescentes, jovens e adultos, nomeadamente em situações como:
- Psicopatologia da criança e do adolescente (problemas comportamentais e relacionais, entre outros);
- Crises pessoais e/ou familiares (problemas conjugais, problemas laborais, reforma, crises familiares associadas a doença de um dos membros, dificuldades de adaptação à doença e/ou incapacidade, luto);
- Perturbações de ajustamento (situações depressivas e ansiosas).

Psiquiatria


Dra. Maria João Freire



A Psiquiatria é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.

Para tal, o Psiquiatra trata a sintomatologia emocional e comportamental com recurso a psicofármacos seguros e, através da psicopatologia, transforma um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança do padrão de relação interpessoal. 

Reabilitação Desportiva


Fisioterapeuta Marco Kroll




- Acompanhamento de atletas;
- Prevenção e tratamento de lesões;

Terapia da Fala (Clínica e domicílio)


Dra. Sara Caneira



O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

Na criança, a intervenção em Terapia da Fala deve iniciar-se o mais cedo possível, de preferência quando o problema é detectado. As crianças que iniciam a terapia numa fase precoce do seu desenvolvimento, mesmo antes dos três anos, tendem a obter resultados positivos mais rapidamente e com maior sucesso, do que as crianças que iniciam a terapia tardiamente.

Os problemas mais comuns que as crianças podem manifestar são:
- Atraso no desenvolvimento da linguagem;
- Perturbações especificas da linguagem;
- Perturbações na produção de sons;
- Gaguez;
- Dislexia;
- Perdas auditivas.

No adulto, podem surgir alterações na:
- Comunicação (em doenças como esclerose lateral amiotrófica);
- Linguagem (dificuldade em expressar-se, quer através da fala, quer através de outro meio; dificuldade em compreender mensagens faladas, escritas ou não-verbais);
- Fala (disartrias);
- Alimentação (alterações na mastigação e deglutição; adequação da sensibilidade oral);
- Voz (disfonias, nódulos vocais);
- Paralisias faciais.

Urologia


Dr. Amaral Canelas

Dra. Joana Alfarelos



A Urologia é uma especialidade médica/cirúrgica que estuda e trata doenças que afectam o aparelho urinário (do homem e da mulher) e o aparelho genital masculino.

As áreas de interesse anatómico da urologia incluem:
- Supra-renais;
- Rins;
- Ureteres;
- Órgãos do Aparelho Urinário Masculino (próstata, vesículas seminais, canais deferentes, escroto, testículos, epidídimos, pénis);
- Estruturas do pavimento pélvico na mulher, relacionadas com os processos de incontinência urinária.

São várias as doenças que afectam os órgãos urogenitais, nas quais o urologista pode intervir, nomeadamente:
- Malformações congénitas do aparelho génito-urinário;
- Doenças infecciosas (infecções da bexiga, da próstata, dos rins);
- Litíase urinária (cálculos das cavidades renais, do uréter e da bexiga);
- Incontinência urinária;
- Hipertrofia Benigna da Próstata;
- Tumores (rins, bexiga, próstata, pénis, testículos) ou metástases condicionantes da função do tracto urogenital;
- Disfunção eréctil;
- Perturbações da ejaculação;
- Fertilidade masculina.

Depilação a Laser


Corpo Sublime



Depilação a Laser:

- Tecnologia inovadora com os três comprimentos de onda (Díodo/Alexandrite/Yag)

Anatomia Patológica


IMP - Laboratório de Anatomia Patológica



Acordo/Convenção com várias entidades: